Análise de Dados

Analisar é preciso!

population-1282377_1280

O ser humano começa a analisar algum tipo de dado todos os dias e muitas das vezes nem sabe disso. Muitas dessas análises são tão comuns em nossas vidas que torna difícil perceber que apenas estamos em um processo contínuo de coleta, organização e geração de informação, através de dados.

 Esses dados estão por toda parte. É a velocidade dos carros em uma determinada rua, quando paramos e nos questionamos: consigo atravessar agora? São as colheres de açúcar colocadas em um delicioso café no fim da tarde, quando ‘precisamente’ concluímos, sem nem experimentar: já está ótimo!

Quantas vezes acordamos e analisamos os minutos exatos para tomar banho, escovar os dentes, vestir a roupa, engolir o café e sair correndo para o trabalho ou escola? É nítido, mas talvez nunca percebido por muitos que sempre analisamos dados. O tempo todo nosso cérebro coleta dados, de diversas origens diferentes em diversos momentos, e utiliza gerando informações para serem acessadas nos momentos necessários.

Muitos desses dados são naturalmente coletados ao longo da vida, mas outra grande parte será coletada por nós mesmo através de nossas necessidades pessoais ou profissionais. Sejam dados coletados durante nossas experiências cotidianas ou alguns recém-capturados, em um bom manual, para montar aquela estante que acabamos de comprar, ou mesmo dados que estamos constantemente estudando para gerarem as informações necessárias de acordo com as questões de uma prova que estaremos realizando.

Sendo assim, é possível ver que esse processo de análise de dados é natural e constantemente utilizado por todos. Agora, vamos compreender as três partes mais simples que compõem esse processo.

Coleta dos dados

Coletar dados pode ser entendido de uma maneira bem simples, pois é a ação de buscar, capturar, pegar, os itens primários do que se deseja analisar. Por exemplo, se desejo entender quais as faixas de idade que estão presentes em uma determinada turma de um determinado colégio, o meu dado de interesse serão as idades de cada um desses alunos. Neste caso, minha atividade a ser realizar é coletar as idades de cada um desses alunos. Neste caso, o processo da coleta dos dados envolve outro processo que é armazenar esses dados. Coletam-se os dados, mas é preciso inserir estes dados em algum lugar para que os mesmos possam ser organizados e analisados. Para isso existem planilhas, documentos de texto, banco de dados, etc. Sempre dependerá do tipo de dado que se está coletando e da quantidade.

Organização dos dados

Após ter os dados coletados e armazenados em algum lugar, é preciso organizá-los. Veja que o armazenamento também faz parte do processo de organização. A partir do momento que, durante a coleta, os dados estão sendo armazenados eles estão já sendo organizados. Por isso o processo de coleta dos dados e organização tem esse momento de interseção. Contudo, após essa interseção é preciso ajustar os dados da melhor maneira para que possam ser analisados. Se voltarmos ao exemplo das idades dos alunos precisamos organizá-las em ordem crescente ou decrescente, precisamos, talvez, criar faixas, caso a quantidade de idades seja muito grande, enfim, é preciso olhar os dados e entender de que qual maneira eles podem e devem ser organizados para melhor atender o processo de análise.

Análise de dados

Após coletar e organizar os dados é possível analisa-los para, enfim, gerar informações que poderão ser úteis para tomadas de decisões ou mesmo acompanhamentos de situações, processos, etc. Analisar significa observar com mais detalhes, ou mesmos olhar mais de perto, com mais atenção. Por isso que é necessário organizar bem os dados antes de iniciar essa observação mais atenciosa que será sua análise. Sempre será possível analisar, às vezes de uma maneira melhor do que outras, ou com mais dados ou mesmo com mais consistência. Mas tudo depende de como os dados podem e serão coletados e com serão organizado.

Como realizar esse processo?

É fácil falar, mas realmente simples fazer. É possível realizar esses processos para analisar dados de maneiras bem simples e também sofisticadas e aqui é o lugar para você entender como e para quê começar a analisar seus dados imediatamente! Aproveite cada parte desse site e entenda que qualquer pessoa pode realizar uma análise de dados.

Tagged ,

Deixe uma resposta